top of page

Visitas temáticas

A exposição Máquina Tadeusz Kantor é uma engrenagem em contínuo funcionamento: sonoplastia, iluminação, intervenções teatrais e performances dão vida ao universo do inquieto artista polonês Tadeusz Kantor, encenador referência do teatro mundial que também transitou por linguagens como a pintura, escultura, cenografia, performance e happening.

 

Para a mostra que celebra o centenário do seu nascimento de Kantor (em cartaz até 14/11), o Sesc Consolação preparou uma programação especial com performances, palestras e intervenções que acontecem dentro do espaço expositivo, contando até com um palco construído especialmente para estes eventos.  Para complementar a multiplicidade da programação, a equipe da Ação Educativa da exposição - especializada em desenvolver trabalhos de mediação entres diferentes públicos e arte, propõem diversas ações situadas entre os campos da mediação e da criação artística. São encontros temáticos, oficinas e ações que vão além das tradicionais visitas mediadas que museus e instituições culturais costumam oferecer.

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

VISITAS TEMÁTICAS

19/10

13h

Corpo-boneco (60´)

Esta oficina propõe criar bonecos manipuláveis explorando diferentes formas possíveis. Utiliza-se papel, fita crepe e linhas.

Para todos os públicos (a partir de 10 anos).

 

19, 24 e 28/10

15h

Curadoria em Antiexposição (60´)

Como a Máquina Kantor permanece viva? Se reorganizássemos os objetos a máquina continuaria funcionando? Você gostaria de os mudar? No jogo experimentamos formas de reorganizar e re-significar os conceitos envolvidos na exposição.

Para adolescentes, jovens e adultos.

 

19 e 28/10

17h

30/10

19h

Des-cenário (60´)

Kantor amputou dos objetos descartados da sociedade seus significados e utilidade. Fez ruir seus signos para emergir linhas-de-força inesperadas. Seus cenários não são ilustrações e representações, são máquinas de recriar espaços (im)possíveis. Essa visita propõe ao público jogar com miniaturas dos objetos de Kantor e recriar novas narrativas e cenas.

Para todos os públicos.

 

 

 

 

Dia 20 e 27/10

13h

Happening-in-Carta (60´)

A visita tem como motivo principal os happenings de Kantor. Durante a incursão pelo espaço o público é levado a propor happenings para outras pessoas do público por meio de cartas.

Para adolescentes, jovens e adultos.

 

 

Dia 20 e 29 e 30/10

13h e 15h

SUPER KANTOR! (60´)

Máquina, morte, ausência. O jogo busca criar conexões com o universo de Kantor e outros filósofos e artistas como Deleuze, Hobsbawn e Beckett. Disparado por um baralho de imagens e citações o jogo engaja o publico em uma divertida incursão.

Para adolescentes, jovens e adultos.

 

Dia 20 e  27/10

17h

Máquina-memória (60´)

A ação do corpo movimenta o espaço e o espaço (de) compõe os objetos. Essa visita é disparada por jogos cênicos e conduz uma conversa com os happenings e as embalagens desenvolvidos por Tadeusz Kantor.

Para todos os públicos.

 

 

Dia 21/10 13:00

Máquina S.P. (60’)

É possível encontrar pontos de intersecção entre a Polônia de Kantor e o Brasil contemporâneo?

Sons de trânsito aniquilatório, as embalagens de nosso cotidiano, a caoti(cidade).

A visita busca, por meio de disparadores práticos, deslocar nosso olhar pelas obras de Tadeusz Kantor para refletir sobre o funcionamento da Máquina São Paulo.

Para todos os públicos

 

22 e 26 /10

17h

Os fantasma de Kantor (60´)

Educador: Luan

Um homem-mala. Uma mulher balde. Um braço-guarda-chuva. A visita é disparada pelo ato de contar uma história. Essa história conversa com os fantasmas que rondam a Máquina Kantor e nos leva a penetrar seu universo.

Para crianças com seus adultos.

 

 

 

 

27/10

13h

Caixa de Memória (90’)

Partindo da criação de uma caixa de origami iremos adentar nas memórias de Kantor. Partindo delas iremos revisitar nossas próprias memórias guardando-as dentro desta caixinha, que será lacrada e datada para ser aberta.

Para todos os públicos

 

Dia 27/10

15h

 

“corpo-registro e cadernos-memórias”

 

Criar conexões com o processo criativo e com as referências (Surrealismo, Dadaísmo) do multi- artista Tadeusz Kantor, o qual se utiliza de memorias pessoais e coletivas em suas obras. Investigar por meio dos movimentos do corpo as memórias presentes nos participantes e  compartilhar por meio de registros tais vivências, a principio, em folhas individuais e por fim  em uma folha coletiva. Que resultarão no explorar de possibilidades estruturais do livro.

 

A partir de 12 anos.

 

 

 

 

20/10 terça-feira

17h

Máquina-biográfica (60´)

Tecer o percurso de si mesmo. A biografia é uma máquina que (de)limita o que se pode ser? Como ser um sujeito depois do século breve que tudo fragmentou? Essa visita é disparada pela operação biográfica atravessando a produção artística de Tadeusz Kantor.

Para todos os públicos.

 

 

 

 

 

 

 

14/14 15h

A grande embalagem de memórias  (60’)

Por meio de uma visita acontecimento, iremos entrar em contato com as memórias do artista Tadeusz Kantor, criando uma memória individual e coletiva.  No decorrer iremos criar pequenas embalagens individuais, que juntas formarão “A grande embalagem de memórias”

Para todos os públicos

 

17/10 13h

O Olhar em fragmentos e o corpo deslocado (JO)

Duração: 60’

Como olhamos para uma obra? Como nosso corpo se relaciona com a obra de arte e o espaço expositivo?  Esta visita propõe experimentar novos ângulos e relações de nosso corpo com o espaço expositivo “MÁQUINA TADEUSZ KANTOR”

Para todos os públicos

 

 

 

 

Dia 23/10 às 13h

Dia 31/11 às 15h

Ponto de encontro: Térreo Sesc Consolação

O Retorno de Ulisses (60’)

Quem são nossos heróis? Quem são aqueles que esperam por eles? Através de uma visita-oficina-contação os visitantes encontrarão ligações entre o espetáculo O Retorno de Ulisses, a Odisseia de Homero, a trajetória de Kantor e a prática dos teares.

Público: A partir de 8 anos.

 

Dia 21 e 26/10 às 15h.

Releituras de Kantor: Gericault, Dürer, Velázquez e Rembrandt (60’)

De onde vem uma inspiração artística? O quanto nos apropriamos dos trabalhos artísticos de grandes mestres a fim de uma releitura?

Descubra as relações de Kantor com artistas predecessores como Géricault, Dürer, Velázquez e Rembrandt.

Público: A partir de 15 anos.

 

23/10 14hrs

Fragmentos de um café Kantoriano

A ação é inspirada no desenvolvimento das 14 ações cotidianas que o artista Tadeusz Kantor desenvolveu em 1965, mais conhecida como Cricotagem. A partir de uma observação/olhar com o espaço e os corpos deste espaço (Café Sesc/ Café Europa) o artista educador irá vivenciar uma ação cotidiana/um compartilhar de memórias e propõe ao público o mesmo.

Espaço: Café Europa

Para todos os públicos

 

 

 

AÇÕES POÉTICAS

 

19, 21, 26, 27 e 28

Inserções de 15 minutos ao longo de todo dia

MANIFESTOS Não poderíamos sem essas cadeiras (15´)

 

SENTE-SE. OUÇA, LEIA, CONVERSE E... PASSEIE PELAS PALAVRAS DE KANTOR.

A presença de Kantor disparada pela leitura compartilhada de suas palavras. Em seu trabalho desenvolveu diversos manifestos, pequenos textos, flechas lançadas para o mundo. Sua produção escrita, segundo Kantor, possui mesma relevância que seu teatro, pintura, performance, etc. São camadas trançadas de um grande artista.

                Durante 60´ um(a) educador(a) organiza uma mesa repleta de textos escritos por Kantor, rodeada por cadeiras e convida o público a sentar e ouvir-ler-olhar seus Manifestos.

Local: Café Europa.

Para todos os públicos.

 

19, 21, 26, 27 e 28

Inserções de 15 minutos ao longo de todo dia

FLECHAS-KANTOR Palavras ao vento (15´)

                A presença de Kantor disparada pela leitura compartilhada de suas palavras. Em seu trabalho desenvolveu diversos manifestos, pequenos textos, flechas lançadas para o mundo. Sua produção escrita, segundo Kantor, possui mesma relevância que seu teatro, pintura, performance, etc. São camadas tramadas de um grande artista.

                Durante o cotidiano do SESC um e/ou mais educadores (as) leem para o público, de modo inesperado e sensível, fragmentos dos textos e manifestos de Kantor. A ação é repetida ao longo do dia em horários variados.

Local: Café, Espaço Expositivo e Entrada do SESC Consolação.

Para todos os públicos.

 

20/10

Duas inserções de 30 minutos ao longo do dia

 

CONCERTO PANORÂMICA (30´)

Ação performática inspirada no happening The Panoramic Sea (1967). Um maestro, vestido a carater e carregando os sinos de músico-regente, causa um estranhamento ao reger os movimentos da academia de ginástica. Realizado na academia da unidade do SESC Consolação. A ação é acompanhada por um mediador que acompanha as reações do publico e conversa sobre os possíveis sentidos desta intervenção que interfere na rotina do lugar.

Local: Academia 5º andar

Para todos os públicos.

CIDADE PANORÂMICA (30´)

Ação performática inspirada no happening The Panoramic Sea (1967). Um maestro, vestido a carater e carregando os sinos de músico-regente, causa um estranhamento ao reger a cidade. Realizado na entrada da unidade do SESC Consolação. A ação é acompanhada por um mediador que acompanha as reações do publico e conversa sobre os possíveis sentidos desta intervenção no espaço público.

Local: Entrada da Unidade.

Para todos os públicos.

 

 

 

Visita do educador Luan Assis para o grupo de melhor idade dos cursos de Coral e teatro do Sesc Consolação. Esta visita foi um pedido do diretor, professor e pesquisador de teatro Marcos Bulhões ao grupo de senhoras que participará da Intervenção Desvio Coletivo no espaço expositivo de Máquina Tadeusz Kantor. O educador aborda temas como a morte e o envelhecimento, temas frequentes na poética do artista Tadeusz Kantor. 

Visita oficina criada pela artista educadora Amanda Rovai, a educadora possui pesquisa e produção artística na construção de bonecos. A proposta é estruturada pela poética do artista Tadeusz Kantor, tema da Exposição Máquina Tadeusz Kantor que acontece no Sesc Consolação até 14 de novembro de 2015. Esta visita - oficina propõe criar bonecos manipuláveis explorando diferentes formas possíveis. Utiliza-se papel, fita crepe e linhas. 
Para todos os públicos (a partir de 10 anos)

Des-cenário 

Kantor amputou dos objetos descartados da sociedade seus significados e utilidade. Fez ruir seus signos para emergir linhas-de-força inesperadas. Seus cenários não são ilustrações e representações, são máquinas de recriar espaços (im)possíveis. Essa visita propõe ao público jogar com miniaturas dos objetos de Kantor e recriar novas narrativas e cenas.

Para todos os públicos.

bottom of page